Proerd manteve 70% dos alunos longe das Drogas, em cidade do Paraná

 
 

 83,3% dos estudantes com idade em 12 e 15 anos já participaram das aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Laranjeiras do Sul (Paraná). Desses, mais de 70% afirmam que o programa foi determinante para que 'dissessem não' ao consumo de tóxicos e à prática de crimes. Os números fazem parte da primeira avaliação do Proerd realizada pela secretaria municipal de Educação com alunos de 8ª séries do Ensino Fundamental.

Proerd
 
 

    Conforme a chefe do departamento municipal de Cultura, Keli Cristina Pontes, coordenadora da avaliação, esses resultados servirão de base para os trabalhos futuros no setor. “Nosso objetivo foi verificar se o Proerd está realmente exercendo influência positiva na vida dos alunos e de suas famílias”, comentou.

 
 

    Ela destacou que 24,2% dos estudantes apontaram que alguém na família deixou de fumar, 13,9% disseram que pessoas da família deixaram de consumir bebida alcoólica e 3,3% cessaram o consumo de drogas, graças às aulas do programa.

 
 

    Outro fator observado por Keli foi o consumo de bebidas e fumo entre os adolescentes. 30% dos 504 alunos entrevistados consomem ou consumiram algum tipo de bebida alcoólica ou cigarro.

    Outros 1,4% admitiram já ter tido contato com drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack entre outros). “Nesse contexto temos que reforçar o trabalho com os pais, para que eles estejam mais atentos com os horários e as companhias de seus filhos”, avaliou.

 
 

Resultado prático

    O policial militar Antônio Joel Demétrio, educador social do Proerd, explicou que o objetivo é preparar a criança para que ela saiba dizer não nas situações em que eventualmente tiver contato com pessoas que as influenciem para o caminho do crime.

    “As aulas são dadas na 4ª série porque no ano seguinte é provável que ele mude de escola, de ambiente, de colegas. Público onde os traficantes estão de olho”, explicou.

    Para Joel a pesquisa ajudou a mensurar um trabalho que está dando resultado. “As crianças participam, fazem perguntas e até mesmo denúncias”, disse ele. “Temos uma caixinha de perguntas onde o aluno pode escrever o que tem vergonha de falar”, contou.

    Segundo ele, foi com a 'caixinha de perguntas' que a Polícia Militar de Laranjeiras já flagrou crimes como plantio de maconha, tráfico de drogas, desmanche de veículos e até já capturou fugitivos.

 
 

Faltam educadores

    Joel é o responsável pelas aulas nos sete municípios da região pertencentes à 2ª Cia. da Polícia Militar. Consegue atender apenas três por ano. “Se tivessem mais educadores sociais, acredito que o resultado seria ainda melhor, pois a cobertura seria total”, comentou.

    O Proerd completo é desenvolvido em três níveis, o primeiro com os alunos de 4ª série; o segundo na 6ª série; e o terceiro com os pais. A região tem aulas somente no primeiro nível. “Não temos policiais para conseguir ministrar as outras etapas”, explicou Joel. “Mesmo assim, sempre que possível fazemos palestras para os pais e os alunos do Ensino Médio acrescentou”.
 
 

Fonte: Jornal Correio do Povo do Paraná

 
   
 
Voltar
 
     

 

 

 

 

 

Tel.: (15) 3243.4330 Votorantim/SP - (47) 3249.0411 Itajái/SC - (61) 3244-1810 Brasília/DF - Plantão 24h (15) 8117.5152

Webmaster